Para conhecer o investimento em bancos é essencial conhecer a saúde financeira da instituição emissora. Por isso vou lhe mostrar o que você deve observar para avaliar cada banco e evitar riscos desnecessários.

Em um artigo anterior, mostrei que a corretora na qual temos conta sempre oferece algum tipo de investimento. O site banco data pode auxiliar muito na avaliação do investimento em bancos. Para isso, devemos entender as informações disponíveis nos seus relatórios.

Dessa maneira, é necessário compreender os pontos mais importantes do relatório sobre do banco avaliado.

Classificação de Risco (Rating)

Antes de emprestar dinheiro para alguém é necessário saber se a pessoa é confiável, não é mesmo? Da mesma maneira devemos avaliar o risco de emprestar dinheiro para um determinado Banco.

Para classificar esse risco, seria necessário fazer uma avaliação constante da parte contábil de cada instituição, assim como, checar as decisões dos administradores dessa instituição e suas consequências.

Porém, monitorar essas informações para cada banco seria uma tarefa quase impossível para um investidor comum.

Por isso que existem as agências de classificação de risco. São elas que avaliam constantemente os números e a condução da empresa, atribuindo uma nota para a instituição. Essa nota é conhecida como classificação de risco e busca refletir o quanto é seguro colocar dinheiro na instituição.

As três maiores agências de classificação de risco são: a Fitch, a Standard & Poor’s e a Moody’s. Na imagem abaixo estão todas as notas de classificação de risco de cada uma dessas agências.

investimento em bancos - ratings

Perceba que cada uma das três agências tem um sistema de notas diferente, mas há uma correspondência entre elas. Esse sistema de notas também é conhecido como Rating.

O mais importante é saber que quanto mais no alta for a nota, menor o risco da instituição que foi avaliada. Por outro lado, quanto mais embaixo estiver a nota, maior o risco de calote.

Para quem está começando, recomendo buscar instituições financeiras classificadas dentro do grupo A por mais de uma agência. Perceba na figura acima que isso representa um grau de investimento com qualidade alta e baixo risco.

Usando o Rating para avaliar investimento em bancos

Para avaliar investimento em bancos, é necessário colocar o nome da instituição no site banco data como destaquei abaixo. Logo após, você deve clicar no botão Procurar.

investimento em bancos

Na tela seguinte no topo do relatório do lado direito, será possível visualizar seu rating (ou classificação de risco). Segue abaixo um exemplo retirado de um banco dentro do grupo A nas três agências.

investimento em bancos

Rating de banco que oferece investimento de alta qualidade

Instituições bem avaliadas pelas três agências, como no exemplo acima, costumam oferecer menos risco.

Por outro lado há bancos que não tem avaliação disponível pelas três agências e estão fora do grupo A, como no exemplo abaixo.

investimento em bancos

Rating de banco que oferece investimentos de média qualidade

Na prática, os bancos que apresentam classificação fora do grupo A costumam oferecer um risco maior, mas em compensação oferecem investimentos com retornos maiores para atrair os investidores.

Para saber mais a respeito do risco do investimento em bancos, devemos olhar outros fatores além do Rating. Portanto, há outros pontos no relatório do banco data que vale a pena destacar.

Outros fatores para avaliar o Banco

Quando pegamos um empréstimo com alguém, é necessário saber como está a fonte de renda dessa pessoa, não é mesmo? Da mesma maneira, devemos checar se o banco que ofereceu o empréstimo tem lucros constantemente.

Para verificar essa informação, é necessário dar uma olhada na parte de Lucro Líquido do relatório, conforme mostrado abaixo.

investimento em bancos

Repare que o banco do exemplo acima teve lucro em todos os últimos trimestres. Esse é um bom indicativo de que essa instituição financeira tem dinheiro para honrar seus compromissos.

Mas não adiantaria o banco ter dinheiro e não guardar uma parte dele para pagar suas dívidas, não é verdade? Por isso também devemos ter atenção também ao Índice de Basiléia.

Índice de Basiléia indica quanto o banco tem em caixa em relação à quantia que ele emprestou para seus clientes. Em outras palavras, esse índice dá uma ideia do tamanho da reserva de emergência do banco. Isso é importante, pois em um momento de crise os clientes do banco podem não pagar o que devem para ele. Nessa situação, o banco poderá contar com o dinheiro dessa reserva para honrar seus compromissos.

Como você deve ter percebido, quanto maior o percentual do Índice de Basiléia, melhor para o investidor.

investimento em bancos

Repare no exemplo acima retirado do relatório, onde a linha azul representa o Índice de Basiléia ao longo do tempo. No caso mostrado, o índice está sempre acima de 15% o que é um bom sinal, visto que o Banco Central exige que as instituições financeiras tenham no mínimo 11%.

Conclusão

Agora você já sabe no que deve focar para avaliar o banco que está por trás dos investimentos oferecidos pela sua corretora.

Os bancos médios costumam pagar melhor aos investidores do que os bancos grandes. Você pode obter o melhor retorno com o menor risco possível ao verificar Rating, Lucro e Índice de Basiléia dessas instituições financeiras.

Tenha certeza que conhecer mais sobre os investimentos vai fazer você acelerar seu caminho para liberdade e prosperidade.

Caso tenha gostado desse artigo, não deixe de se inscrever na nossa lista para receber sempre as novidades do site.

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, então não deixe de comentar esse artigo. Terei grande prazer em respondê-lo.

Compartilhe com seus amigos:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail