O poder dos Juros Compostos quase sempre passa despercebido quando o estudamos no colégio. Mas recomendo que não despreze essa força, pois ela é uma poderosa aliada que é usada pelos milionários para construção de patrimônio.

Explicando rapidamente, trata-se do fato de você possuir 1.000,00 reais inicialmente e ganhar 20% em um determinado período após investi-lo, obtendo 1.200,00. Logo após você investe, tudo que tem agora (seus 1.200,00) rendendo os mesmo 20% e obtendo 1.440,00.

Perceba que no primeiro momento você ganhou 200,00 (1.200,00 – 1.000,00) e no segundo momento você ganhou 240,00 (1.440,00 – 1.200,00). Não ficou claro o que vai acontecer ao longo do tempo se continuar assim? Talvez uma imagem explique melhor o que quero dizer…

poder dos juros compostos

o poder dos juros compostos ao longo do tempo

O aumento do patrimônio ao longo do tempo!

Quando tive contato pela primeira vez com essa ideia do crescimento acelerado do patrimônio, logo fiquei empolgado em conseguir a tão sonhada liberdade financeira.

Mas perceba que esses gráficos se baseiam em uma taxa fixa e constante (no exemplo dado foi 20%) para crescimento do patrimônio ao longo do tempo e consideram que todo seu dinheiro estará reunido em um só lugar.

Ao mesmo tempo, conforme fui buscando conhecimento, tive contato com a essencial técnica de não colocar todos os ovos no mesmo cesto (para diversificar e reduzir o risco).

Dessa maneira, ao partir para a prática, percebi que o pouco dinheiro que possuía ficava espalhado, o que dava a impressão inicial de que juros compostos e diversificação não combinavam entre si.

Mas eu estava enganado, a ideia dos juros compostos vai muito além dos gráficos teóricos e perfeitinhos. Na verdade é possível obter esse benefício ao olhar o seu patrimônio como um todo.

Veja um exemplo para ilustrar: imagine que você compra dois investimentos de 500,00 e revende todos eles por 600,00. Logo após, você obtêm 3 ativos de 200,00 e cada um deles cresce para 250,00.  Agora você tem 750,00 no total e pode prosseguir nesse movimento de compra e venda para continuar no ciclo de formação de um patrimônio cada vez maior.

patrimonio_liquido

Exemplo simples de crescimento do patrimônio

Perceba que esse é só um exemplo bem simples cujo objetivo é perceber que:

  1. Essa ideia de compra e venda, vale para qualquer tipo de ativo ou investimento (como títulos públicos por exemplo) que possam ser comprados e posteriormente vendidos por um preço maior;
  2. Não é necessário que o investimento comprado e vendido esteja no mesmo local (ou na mesma conta ou corretora). O que importa é que o seu patrimônio total continuará aumentando.

Poder dos Juros Compostos para aumentar o Patrimônio

Com os exemplos que ofereci procurei te mostrar que devemos focar no crescimento do nosso patrimônio total para aplicar de fato a ideia dos juros compostos a nosso favor.

Se tiver alguma dúvida ou se quiser contar sua experiência, fique a vontade para escrever abaixo nos comentários!

Compartilhe com seus amigos:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail