Esse é o segundo artigo de uma série onde ensino você a comprar o seu primeiro título público. Aqui ensino os procedimentos para abrir conta na corretora da sua escolha.

Uma vez que a instituição financeira foi escolhida, é necessário cadastrar-se nela para obter os dados de acesso e para realizar a transferência de recursos (geralmente via TED).

Geralmente para abrir a conta na corretora são necessários alguns documentos (como RG, CPF e comprovante de residência) e ter pelo menos uma conta bancária ativa (de onde você fará a primeira transferência para sua nova conta na corretora).

Até o momento eu tenho conta em três corretoras e em nenhuma delas foi cobrada taxa de abertura, nem de manutenção de conta. Então você também pode ter mais de uma conta e só terá custos nelas quando for realmente investir.

Os procedimentos para abertura de conta em geral são todos pela internet, ou seja, é necessário preencher páginas com seus dados e em alguns casos enviar arquivos de imagem com os documentos necessários. Além disso, pode haver necessidade de receber documentos da corretora que devem ser lidos, assinados e enviados de volta.

Cada corretora tem procedimentos distintos para abertura de Conta. O exemplo do procedimento de abertura de conta que vou oferecer é meramente ilustrativo e não representa uma recomendação (faça sua própria escolha de corretora conforme ensinei no artigo anterior).

Abrindo a conta na Corretora

Ao entrar na página principal de uma das instituições financeiras mencionadas no artigo de escolha de corretora, já temos a opção de abertura de conta no canto superior direito (conforme mostra a tela imagem abaixo). Basta clicar na opção destacada para prosseguir.

abrir conta na corretora

Clique na opção “ABRA SUA CONTA”

Nas próximas telas que aparecerão, basta preencher os formulários com os seus dados (meus dados estão ocultados pelas barras pretas).

abrir conta corretora - preencher dados

Após preencher os dados solicitados clique em “ABRIR CONTA” para prosseguir

abrir conta corretora - dados pessoais

Clique em “PRÓXIMO” para prosseguir

abrir conta corretora - dados residenciais

Preencha seus dados residenciais para prosseguir clicando em “PRÓXIMO”

abrir conta corretora - dados financeiros

Preencha seus dados financeiros e clique em “ENVIAR DADOS”

abrir conta corretora - cadastro com sucesso

Pronto! Seus dados foram enviados com Sucesso!

Recebendo informações da Corretora por e-mail

Algum tempo depois de terminar o preenchimento dos seus dados, você receberá um e-mail com informações de login e senha para acessar a parte de investimentos da corretora (que costumamos chamar de Home Broker).

Nesse mesmo e-mail (ou em outro separado), você receberá também as informações da sua conta (número do banco, agência e conta corrente) para que você possa realizar suas transferências de dinheiro.

abrir conta corretora - email acesso corretora

E-mail com os dados de acesso e da sua conta na corretora

Recebendo informações da BM&F Bovespa

Se essa for sua primeira conta em Corretora, você receberá um e-mail da BM&F Bovespa como o que está abaixo.

abrir conta corretora - email tesouro direto

E-mail recebido da BM&F Bovespa ao fazer cadastro pela primeira vez na corretora

Conforme havia indicado no artigo anterior dessa série, se a Corretora for um Agente Integrado, você poderá comprar seus títulos diretamente do Portal do Investidor do Tesouro Direto – BM&F Bovespa. E você terá acesso nesse portal colocando seu CPF como login e com a senha provisória que recebeu nesse e-mail (a senha deverá ser trocada no primeiro acesso).

Agora falta Muito Pouco

Uma vez que a concluído seu cadastro na corretora, você já poderá transferir recursos da sua conta bancária para ela (via DOC ou TED) e, logo após, realizar seu primeiro investimento.

No próximo Artigo da série, vou explicar em detalhes como funciona esse processo de transferência de dinheiro para sua conta na corretora.

Após ler os Artigos dessa série, baixe o guia que criei mostrando como comprar o Título Público mais simples para quem está iniciando. Acesse esse passo a passo nesse link aqui.

Se ficou alguma dúvida, fique a vontade para escrever nos comentários!

Compartilhe com seus amigos:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail