Esse artigo é o último de uma série onde ensino você a comprar seu primeiro título público. Agora vou te mostrar qual o melhor tipo de tesouro para quem está iniciando, além de oferecer gratuitamente um passo a passo mostrando como comprá-lo.

Nesse momento, você já escolheu sua corretora, fez seu cadastro nela e aprendeu como transferir seu dinheiro para lá.

Agora o essencial é dar o primeiro passo comprando a menor quantidade possível do título público mais simples disponível. Dessa maneira, você vai ter o primeiro contato com esse excelente investimento e vai poder compará-lo com as opções tradicionais que o seu banco que oferece.

primeiro título público

O que você deve saber antes de comprar seu Primeiro Título Público

A principal dúvida que tinha quando comecei foi qual o Título Público que eu deveria escolher dentre todas as opções.

E agora eu estou aqui exatamente para te ajudar nessa escolha e te oferecer o guia para a compra.

Saiba que os títulos já tiveram nomes mais assustadores num passado recente (nos parenteses estão os antigos nomes). Para simplificar, hoje em dia temos três tipos de Títulos Públicos:

  • Tesouro Selic (antigo LFT e NTN-F)
  • Tesouro Prefixado (antigo LTN e NTN-F)
  • Tesouro IPCA+ (antigo NTN-B Principal e NTN-B)

Ao comprar seu Título, você perceberá que eles têm nomes parecidos com esses que mostrei acima, adicionados de um ano que indica o vencimento do mesmo. Exemplos: Tesouro IPCA+ 2019, Tesouro Selic 2021, Tesouro Prefixado Com Juros Semestrais 2025, etc.

Uma dúvida muito comum é que quando você compra o Título com vencimento em 2021, não quer dizer que você só pode vendê-lo naquele ano. Na verdade você pode vendê-lo a qualquer momento, embora existam algumas boas dicas a seguir para efetuar essa venda.

Para saber mais sobre isso, recomendo dar uma olhada em outro artigo onde explico com mais detalhes sobre a venda antecipada.

Mais dicas

Para escolher qual título você vai comprar é importante saber que os tesouros Prefixado e IPCA+ mudam muito de preço para cima e para baixo ao longo do tempo, enquanto que o valor do tesouro Selic apenas cresce. Por esse motivo, o tesouro Selic é a escolha natural para quem está iniciando.

gráfico tesouro selic

o valor do tesouro Selic apenas sobe ao longo do tempo

É importante também não vender o título dentro de 7 dias depois da compra. Isso ocorre porque nos títulos há uma diferença no preço de compra e venda que torna desvantajosa essa operação curta. Seguindo essa dica, não há o risco de comprar R$ 90,00 e vender por R$ 85,00, como exemplo.

A ideia dessa compra inicial é te ajudar com o primeiro passo para a formação de um grande patrimônio que te permita ter uma maior liberdade financeira no futuro.

Agora vamos ao Passo a Passo

Esse guia te mostrará a compra do Tesouro Selic usando o Portal do Investidor do Tesouro Direto.

Fique a vontade para deixar sua dúvida na parte de comentários e farei o possível para respondê-la!

Compartilhe com seus amigos:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail