Descubra como escolher uma boa corretora para investir no Tesouro Direto. Esse artigo é o primeiro de uma série onde ensino você a comprar o seu primeiro Título Público.

Conforme expliquei anteriormente, as corretoras são como um banco para investimentos. Inclusive, elas são utilizadas pelos grandes investidores para comprar ações.

Saiba que a corretora é uma intermediadora das operações de compra e venda dos seus produtos de Investimento.

Uma vez que que você faça a compra do seu título, o mesmo ficará guardado (ou custodiado) na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) em uma conta vinculada ao seu CPF. Dessa maneira, se a corretora vier a quebrar você não perde seus Títulos. Essa estrutura mais segura é oferecida pela BM&F Bovespa (a mesma na qual são negociadas as Ações).

Dessa maneira, para escolher sua corretora e começar a investir no Tesouro Direto você deve prestar atenção em três pontos:

  1. Taxas e custos cobrados pela corretora
  2. Qualidade do site e das ferramentas
  3. Qualidade do atendimento

escolher corretora tesouro direto

Taxas e Custos envolvidos

Em primeiro lugar você deve saber que há uma taxa que faz parte de toda compra de título em qualquer corretora. Trata-se da taxa de custódia de 0,30% ao ano sobre o valor de todos os títulos que você possui. Esse valor vai para a BM&F Bovespa que fornece a estrutura para proteger o investidor conforme falei antes.

Outro custo comum a toda compra no tesouro direto são os impostos. Saiba que eles diminuem com o tempo após comprar seu Título e incidem apenas sobre o lucro. Nesse caso temos dois tributos que são: o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto de Renda (IR). Saiba mais detalhes sobre esses impostos aqui.

Para terminar a parte de custos, temos a taxa de administração que é um Percentual que (enquanto escrevo) varia de 0,0% até 0,7% dependendo da corretora que você escolher. Há uma Listagem com todas Corretoras Habilitadas no site do Tesouro Direto. Nessa listagem você pode verificar o custo administrativo de cada Instituição Financeira.

Corretora ou banco?

Para facilitar um pouco a comparação, coloquei abaixo uma planilha reunindo apenas 3 grandes bancos e 3 corretoras:

Instituição FinanceiraTaxa de AdministraçãoÉ agente Integrado?
Banco do Brasil0,50%Sim
Banco Itau0,50%Sim
Banco Santander0,40%Não
Corretora Easynvest0,00%Sim
Corretora Rico0,10%Sim
Corretora XP0,00%Sim

Essa planilha não representa uma indicação de instituição financeira para investir. Coloquei ela aqui apenas para ilustrar a grande diferença das taxas de administração entre alguns grandes bancos e corretoras. Não se preocupe com a informação de agente integrado por hora (explico sobre ela na parte de qualidade do site e das ferramentas).

Repare que o banco mais barato da listagem (no caso o Santander) tem custo 4 vezes maior do que a corretora mais cara da listagem (corretora Rico).

Isso significa que dependendo da sua escolha de instituição financeira para investir, você pode pagar nada de taxa de administração ou mesmo pagar R$ 50,00 a cada R$ 10.000,00 investidos na compra de Títulos Públicos.

Dessa maneira, fica mais claro o que falei no artigo anterior de que não é interessante para o seu Banco que você saiba disso.

Os grandes bancos não tem interesse que você invista diretamente no tesouro direto, pois é mais rentável para eles te oferecer um outro produto (como por exemplo um Fundo de Investimento que no fim das contas também investe em Títulos Públicos) no qual eles fiquem com boa parte dos lucros. 

Atente que isso ocorre hoje em dia por essa falta de conhecimento das pessoas em geral.

Qualidade do Site e das Ferramentas

Tão importante quanto o custo é a confiança que a plataforma da corretora te passa. Afinal de contas seu dinheiro vai passar por ali e você precisa confiar que seus títulos chegarão na sua conta da BM&F Bovespa sem problemas.

Para avaliar esse ponto é importante navegar pelo site da corretora para se certificar que ele é estável e confiável o suficiente. Perceba que uma boa corretora tem um site de qualidade atualizado, com custos bem informados, área de ajuda para os clientes, além de perguntas e respostas, apostilas e vídeo-aulas.

Também é interessante verificar se a instituição financeira é um agente integrado (essa informação está na tabela de taxas que coloquei na parte de custos). Isso permite fazer as operações de compra e venda diretamente por meio do Portal do Investidor do Tesouro Direto – BM&F Bovespa (trata-se de uma área restrita que você só terá acesso após criar sua conta na corretora).

escolher corretora tesouro direto

O agente integrado permite comprar diretamente no site do Tesouro Direto

Outro ponto desejável é que o aplicativo de celular da corretora te permita ver seu extrato a qualquer momento. Só atente ao fato de que algumas corretoras cobram taxas mais altas para realizar operações de compra e venda por meio desses aplicativos.

Qualidade do Atendimento

Não basta só encontrar uma instituição financeira com bom custo e boa plataforma, pois é essencial testar os canais de comunicação. Por isso, recomendo que você procure tirar dúvidas por telefone, e-mail ou mesmo por chat para avaliar os canais de atendimento.

Portanto, teste o atendimento antes de abrir sua conta e avalie se foi bem atendido, se os funcionários são bem treinados, se você teve acesso fácil aos profissionais da corretora.

Se os canais de comunicação não são bons, quando você tiver que resolver algum problema pode acabar sem solução e se sentindo desamparado.

Como escolher sua corretora

Para obter o menor custo com o maior benefício ao escolher sua corretora, use a listagem que apresentei e teste bastante os canais de comunicação da instituição financeira.

Também vale muito a pena pedir referência aos seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Converse com eles sobre a experiência que tiveram com a corretora que eles escolheram.

No Próximo Artigo dessa série, vou mostrar para você como abrir a conta na corretora.

Após ler os artigos dessa série, baixe o guia que criei para iniciantes, mostrando todas os detalhes de como comprar o título público mais simples. Baixe aqui o passo a passo.

Não seja enganado! Se mantenha informado e compartilhe essas informações com seus amigos!

Fique a vontade também para deixar sua dúvida na parte de comentários para que eu possa ajuda-lo!

Compartilhe com seus amigos:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail