Nesse artigo explico como funciona a venda antecipada no tesouro direto. Além disso, você vai perceber que essa possibilidade pode gerar ganhos mais altos do que a média quando é realizada em um momento favorável.

Em um artigo anterior, apontei a venda dos títulos públicos antes do prazo como uma das dúvidas mais comuns de quem quer entrar nesse investimento. Porém, na ocasião, não cheguei a mostrar como realizar essa operação.

Ao conhecer melhor essa possibilidade, você vai descobrir que sobre certas condições, existem boas vantagens para realizar uma venda antecipada.

Se você ainda não conhece os títulos públicos, recomendo que comece por aqui.

Por hora você deve conhecer os diferentes tipos de títulos para saber comprá-los de acordo com seus objetivos e perfil.

Diferentes tipos de Títulos Públicos

Em outro artigo cheguei a mostrar 3 tipos diferentes de títulos, mas apenas recomendei um deles para começar a investir.

O tesouro Selic (antigo LFT) tem o comportamento mais parecido com a poupança.

venda antecipada no tesouro direto

Valorização do tesouro Selic 2021 ao longo do tempo

Perceba que o tesouro Selic é muito previsível e não há surpresa quanto a sua valorização. Por isso, tenho indicado esse tipo para quem acabou de conhecer os títulos públicos.

O tesouro Selic é pós-fixado, pois seu valor no futuro é corrigido pela taxa básica de juros.

Portanto, a velocidade de subida do valor desse título, depende da taxa Selic que é determinada pelo Banco Central do Brasil.

Além do título Selic, temos também outros tipos que vou apresentar em seguida.

Títulos Prefixados

O tesouro Prefixado (também conhecido como LTN ou NTN-F) tem um comportamento mais variável (ou volátil). O seu valor depende de uma taxa que muda algumas vezes ao dia (isso é chamado de marcação a mercado).

Dessa maneira, o preço do título prefixado sofre alterações dia após dia. Quando essa taxa prefixada cai, o preço sobe e vice-versa. Pense em uma gangorra para lembrar de como o valor desse título se comporta.

venda antecipada no tesouro direto

No título prefixado quando a taxa desce, o preço sobe

A variação no preço do título está relacionada à vários fatores de mercado. Quando falo de mercado, quero dizer que depende da expectativa dos grandes investidores quanto aos rumos da economia.

Há eventos que fazem a taxa do tesouro prefixado descer (e o preço subir). Um exemplo seria a expectativa do mercado quanto a redução da taxa básica de juros (a taxa Selic) por parte do Banco Central do Brasil.

Por outro lado, também existem eventos que fazem a taxa subir. Um exemplo dessa situação ocorreu recentemente quando o candidato Donald Trump foi eleito nos Estados Unidos, contrariando todas as expectativas.

Portanto, a taxa do tesouro prefixado (e seu preço) varia em função de uma série de eventos a nível nacional e internacional.

Um evento de grande repercussão econômica pode provocar uma grande quantidade de compras ou vendas de um determinado título. Trata-se da aplicação da lei da oferta e procura no tesouro direto, fazendo seu preço variar ao longo do tempo.

Dessa maneira, por sua grande variação de preço, para realizar a venda antecipada de um título prefixado é necessário saber sobre seu histórico e contexto mundial. Isso é importante para perceber se estamos em uma trajetória de subida ou de queda do seu valor.

Venda Antecipada no Tesouro Direto

Agora vou mostrar um como é realizada uma venda antecipada do tesouro prefixado 2023 (com vencimento em 01/01/2023).

Para começar, observe abaixo o extrato com uma compra desse título realizada no dia 15/09/2016.

venda antecipada

Extrato do tesouro prefixado 2023 (posição no dia 31/10/2016)

Perceba o Preço Unitário (PU de R$ 482,83) do título pré, assim como, sua taxa (12,33%) no dia 15/09/2016. Esses foram o preço e a taxa no dia da compra.

Agora perceba abaixo a variação de preços e taxas do tesouro prefixado 2023 no dia da venda (31/10/2016).

venda antecipada no tesouro direto

O gráfico acima está disponível no site tdcharts.info. Nele marquei as taxas e preços de venda no dia 31/10/2016. Observe que nesse dia, o preço unitário foi de R$ 512,60 e a taxa foi de 11,50%.

Perceba também a gangorra da qual eu falei antes. Quando a taxa (na linha verde) desce, o preço (representado pela linha amarela) sobe.

Dessa maneira, se vendêssemos o título prefixado do extrato após esse período de 46 dias corridos, teríamos uma rentabilidade bruta acumulada de 6,17% (confira esses dados no extrato acima). Esse lucro é possível devido a valorização do preço unitário desse tipo de título no período.

Há outro tipo de título que também apresenta esse tipo de variação de preço. Vamos conhecê-lo a seguir.

Títulos IPCA+

O tesouro IPCA+ (também conhecido como NTN-B ou NTN-B Principal) tem esse nome por pagar uma taxa além da inflação do período (medida pelo IPCA). Essa taxa a mais também muda ao longo do dia (tal como no tesouro prefixado), por isso que o preço desse tesouro também é volátil (varia ao longo do tempo).

Dessa maneira, o efeito gangorra também se aplica aqui (taxa desce, preço sobe e vice-versa). Essa variação pode ser vista no gráfico do tesouro IPCA+ 2024 que está abaixo como exemplo.

venda antecipada no tesouro direto

Perceba que nos títulos voláteis como o IPCA+, quanto mais próximo estamos do ano do seu vencimento, menor é a variação do seu preço. Dessa maneira o tesouro IPCA+ 2019 (mostrado no gráfico abaixo) varia muito menos do que o IPCA+ 2024 (mostrado no gráfico acima).

venda antecipada - gráfico NTN-B 2019

Por render o IPCA mais a taxa fixa do dia da compra, o tesouro IPCA+ é uma boa pedida para ter ganhos reais (acima da inflação). Por isso, ele é muito adequado para quem busca independência financeira.

Avisos sobre a venda antecipada

Saber sobre a variação de preços nos títulos públicos pode fazer toda a diferença para seu bolso, pois não basta só comprar o título e esperar até seu vencimento.

Se você tiver perfil muito conservador ou estiver começando, então comece com títulos sem o efeito gangorra (como o tesouro Selic) para que o ganho dos seus investimentos não variem.

Mesmo quando você buscar ganhos mais altos que a média, nunca deixe de ter uma boa parte dos seus investimento em títulos públicos do tipo mais conservador (tesouro Selic ou mesmo os voláteis com vencimento mais curto), para que seu investimento como um todo não fique muito exposto às variações que ocorrem diariamente.

Para investir de maneira mais agressiva sem colher resultados ruins, é necessário ter o hábito de acompanhar os acontecimentos que mexem com a economia, assim como, ter algum nível de experiência.

Esse conhecimento junto com a experiência permite saber o melhor momento e qual o melhor título a ser comprado. Isso faz muita diferença para acelerar a formação do patrimônio e obter independência financeira.

O maior risco dos investimentos é não saber o que estamos fazendo!

Se ainda tem alguma dúvida, então deixe seu comentário abaixo para que eu possa ajudá-lo.

Compartilhe com seus amigos:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail